Keblinger

Keblinger

Precisa de um prof. de musculação? Chama um "quebra galho"

| quinta-feira, 2 de junho de 2011
     Em um processo de seleção para contratação de funcionários, é comum e coerente que a empresa empregadora requeira, dos candidatos, formação especializada e experiência, ambas relacionadas ao cargo pretendido.
     Na área de Educação Física, geralmente, não é diferente. Caso uma academia ou um clube esportivo necessite de um profissional para atuar como professor de pilates, natação ou surf, por exemplo, a mesma fará um processo de seleção no qual exigirá dos candidatos à vaga, formação específica e experiência na área.
     Essa atitude é coerente e recomendada, pois garantirá à empresa a contratação de pessoal qualificado para exercer a função.
     No entanto, para algumas modalidades de exercício físico, esses princípios básicos de seleção para contratação de funcionários não são observados, como, por exemplo, na musculação. Nas salas de musculação, infelizmente, em muitas academias, são encontrados profissionais atuando sem formação específica, além de pouca ou nenhuma experiência prática na modalidade. Em outras palavras, muitas academias adotam o lema: "para a musculação, qualquer professor quebra-galho serve". Esse é um pensamento completamente equivocado.
     Para que um profissional possa estar apto a atuar como instrutor/professor de musculação, é necessário amplo conhecimento nas áreas de fisiologia humana, fisiologia do exercício, treinamento esportivo, anatomia, cinesiologia e biomecânica.
     Além disso, a experiência prática na modalidade é fundamental. Por exemplo, de que maneira um profissional que nunca surfou estará apto a ensinar surf para seus alunos? É coerente pensar que aquele que não sabe fazer, não sabe ensinar. Da mesma forma, como alguém que nunca treinou musculação estará apto a prescrever exercícios resistidos? No exemplo do surf, fica evidente a associação, porém, na musculação, nem todos pensam da mesma maneira.
     Estamos vivendo uma fase de extinção de alguns exercícios tradicionais de musculação como, por exemplo, o levantamento terra e os levantamentos olímpicos. O que explica isso? Simplesmente, o fato de alguns profissionais que atuam na área de musculação não dominarem a técnica correta de execução desses exercícios, pois, nunca os fizeram. Sendo assim, os mesmos não prescrevem tais exercícios.
     A experiência prática é necessária para dar segurança durante o ato da prescrição. Profissionais inseguros deixam de prescrever alguns exercícios, empobrecendo a modalidade.
     Portanto, profissionais e empregadores da área da musculação devem se atentar a esses detalhes a fim de proporcionar um serviço de qualidade. Com isso, nossa querida modalidade será cada vez mais aceita e respeitada por todos.
     Vale lembrar que musculação é coisa séria e, com o crescente investimento da ciência nessa modalidade de treinamento, a mesma se torna ainda mais séria. Pensemos nisso e revejamos nossas condutas! Nós, profissionais de educação física só teremos a crescer com isso.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Musculação Brusque